Facebook
por Chico Cougo [@chicocougo]
Ela é um fenômeno da discografia, lota qualquer show, lidera a audiência na TV, tem fãs no mundo todo e agora está causando frisson na página de relacionamentos
Facebook. Soledad Pastorutti, a argentina de Arequito, que completa 15 de carreira em 2010, não tem limites. E a favor do apelido de “El Huracán” (“O Furacão”, em castelhano), pelo qual La Sole é conhecida na América Latina inteira, estão os números de suas apenas três semanas no Facebook: Pastorutti foi marcada por fãs em 834 fotografias, adicionou 746 admiradores como amigos e recebeu tantas mensagens que nem é possível contá-las. Até porque, no momento em que você lê este texto, todos estes números estão subindo!
O melhor de Soledad no Facebook são suas bem-humoradas participações, sempre citando nomes de amigos, agradecendo pelo carinho dos fãs e, não se espantem, protestando contra um de seus famosos inimigos: o atraso em seus shows. No sábado, 16, poucos minutos antes de entrar no palco do Festival Jesús-Maria, uma inquieta Pastorutti bradava virtualmente: “Viene lerdo el asunto! Vamooos! Cuando respetaran el horarioooo!”.
A cada nova mensagem da chica de Arequito, seus fãs despejam dezenas de respostas, em geral carinhosas. Pedidos para que La Sole cante algum tema especial também são comuns, criando um ambiente de interatividade cada vez mais comum entre público e artista (lembremos que o Twitter também tem sido bastante utilizado por pessoas públicas). A propósito, a troca de regalos virtuais entre Soledad e os solemaníacos já é tão grande, que um novo termo foi criado para distinguir os fãs da cantora que se comunicam com ela via Facebook. São os “faceruttis”, já devidamente identificados em grupos de afinidades na própria página. É a magia da Internet aproximando o público de seus ídolos.
Para Soledad, fica a vantagem de medir o que pensam seus maiores fãs, de que forma eles vêem suas atitudes e o que esperam dela. Na matemática da arte de La Sole, saem lucrando ambas as partes.
A propósito: amanhã, dia 20, Soledad participa da primeira luna do celebra festival de Cosquín.
0 comentários:
Postar um comentário