Festival de Inverno é sucesso

>> sábado, 31 de julho de 2010

 por Chico Cougo
Fotos: América Macanuda
Quando alguém lhe perguntar o que Porto Alegre tem de bom, não deixe de citar o Festival de Inverno, promovido pela Secretaria da Cultura do município. Em sua quinta edição, o evento já faz parte do calendário das grandes atrações locais e, neste ano, alcançou uma espécie de “maioridade”, recheado de grandes atrações para todos os gostos. O América Macanuda esteve em dois dos treze shows organizados pela SMC e conferiu, de perto, as atrações argentinas Soledad Villamil e Dolores Solá, duas figuras carimbadas deste blog.

Na segunda-feira, 26, Villamil cantou para o Bourbon Country lotado, mostrando que não é apenas excelente atriz. O dia da argentina começou cedo, com uma participação ao vivo no Jornal do Almoço da RBSTV, onde ela foi rapidamente entrevistada e cantou dois temas, Santa Rita e La canción y el poema. É uma pena que a apresentadora Rosane Marchetti, responsável pelo bate-papo com Soledad, tenha se preparado pouco, incorrendo em alguns erros banais, além de referendar o já célebre engano de encarar Villamil como uma atriz que resolveu arriscar-se na música – o que, definitivamente, não condiz com a verdade.

No palco do Bourbon, a protagonista de El secreto de sus ojos, apresentou quase todos os temas de seus dois discos e, de quebra, trouxe duas canções novas que deverão compor seu repertório a partir do próximo CD. Acompanhada por percussão, contrabaixo, bandoneón, violão e cello, a cantora mostrou desenvoltura, arriscando palavras em português, explicando expressões do lunfardo (a gíria portenha do tango) e esbanjando simpatia. No final, uma longa fila aguardava para adquirir seus discos.

No dia 28, quarta, o tango voltou à cena no Festival de Inverno, desta vez no simpático e intimista teatro do CIEE. No tablado, Diego Rolón, Rodrigo Guerra (guitarras), Martin Pavlovsky (piano) e a atração da noite, Dolores Solá. Apresentando seu primeiro disco solo, “Salto Mortal”, Lola contou ainda com a participação de dois figurões locais: Hique Gomez e Arthur de Faria. Com muito bom humor, os músicos executaram o “repertório esquecido” de três dos maiores intérpretes do tango antigo, Agustin Magaldi, Carlos Gardel e Ignácio Corsini. A cada canção, muita interação com a platéia, dando um toque de descontração ao show.
Para além das duas revelações da música argentina, o Festival de Inverno 2010 contou, ainda, com os shows de Jorge Drexler (sucesso em dose dupla, nos dias 24 e 25) e Kevin Johansen. Nas atrações locais, Gelson Oliveira, Identidade, Volantes, Bluegrass, Paulinho Fagundes, Fausto Prado, Caetano Silveira, Cidade Baixa, Quartcheto, Felipe Catto e Juliano Barreto, todos a preços populares e em locais com ótima estrutura, uma prova de que o evento tem sido encarado com muita seriedade e competência pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Esperamos que assim siga. E que em 2011, novas e boas atrações façam desta capital mais um ponto macanudo do mapa-múndi.

Para acompanhar maiores detalhes sobre os shows do 5º Festival de Inverno, visite o site oficial do evento.

0 comentários:

Leia também:

Direitos de uso do conteúdo

Todo conteúdo textual aqui publicado pode ser divulgado e distribuído livremente pela Internet, mas desde que citada a fonte. Para uso em publicações impressas, entre em contato pelo e-mail chicocougo@gmail.com .

  © Blog desenvolvido com base no template Palm , disponível em Ourblogtemplates.com América Macanuda 2010

Voltar para o TOPO